DESABAFOS & LOUCURAS

sexta-feira, março 16, 2007

E esta hem?

Andei há procura de um novo emprego no início do ano. Entre tanta procura lá encontrei um que realmente era a minha cara. Mandei o currículo e pouco tempo depois fui chamada para a entrevista. Estranhamente estava bastante calma na entrevista, talvez pelo simples facto de já ter emprego, mas a entrevista correu muito bem até à parte em que eles disseram o ordenado. Eu não queria acreditar no que eles estavam a oferecer, deixei de ouvir tudo o que me diziam e o meu cérebro só ecoava os euros que me eram oferecidos. Tudo bem o sector da comunicação social está sobrecarregado mas isso também não dá direito a que as empresas explorem assim as pessoas. Na altura comentei mas só se eu fosse totó é que aceitava sobretudo quando eles pediam especificamente licenciados, mas a verdade é que se na altura não tivesse emprego provavelmente teria aceite nem que fosse para ganhar currículo. Saí de lá tão revoltada que só me apetecia bater em alguém.
Poucos dias depois recebo uma chamada a dizer que tinha sido seleccionada e comecei logo a pensar que os telefonemas das entrevistas com ordenados chorudos nunca nos batem à porta, engoli muito em seco e disse que tinha adorado a perspectiva do emprego mas não do ordenado porque era muito baixo. Tive medo sinceramente de parecer pouco agradecida por ter sido seleccionada e estar a reclamar do ordenado, mas também queria explicar que não é justo explorar as pessoas só porque elas realmente necessitam do emprego.
Nem uma semana depois vejo a mesma proposta de emprego no jornal mas agora sem pedirem a licenciatura como requisito. Mesmo sem licenciatura seria uma exploração na mesma.
Qual não é o meu espanto quando vejo novamente agora a oferta de emprego. E a pergunta que faço é porque será?

6 Comments:

  • Eles realmente nao queriam ser flexiveis e oferecer um pouco mais pelo cargo... o que é uma lastima... nao é bem assim que um pais avança...

    By Blogger _+*Ælitis*+_, at 17 março, 2007  

  • Noquinhas, cada vez mais ter uma licenciatura já não é garante de nada. As empresas aproveitam-se do contexto e do desespero das pessoas à procura de emprego e oferecem ordenados ridículos. Para receber o ordenado mínimo não precisava de ter andado a matar a cabeça durante 4 ou 5 anos... Ia trabalhar para uma caixa de supermercado e ficava resolvido.
    Fizeste bem em recusar... De certeza que irás arranjar algo melhor. Boa sorte!

    By Blogger Célia, at 17 março, 2007  

  • A verdade é que as pessoas (especialmente os licenciados!!!) andam tão desesperados à procura de algo para se agarrarem à vida, que aceitam qualquer coisa...
    Eu falo por mim!
    É dificil querer ir ao cinema, comprar uma nova camisola para o verão, ou umas botas para manter os pés quentes no inverno, sem ordenado!!!
    Infelizmente é o mundo que temos...a procura é claramente maior que a oferta, e "quem tem olho...é rei"!!!
    Ás vezes só apetece correr tudo a pontapé...

    By Blogger Miss Alcor, at 17 março, 2007  

  • Olá,
    como se diz ali em cima, "uma licenciatura já não é o garante de nada", de facto é uma realidade hoje em dia.
    Mas porque é que é assim? Na minha opinião, o espirito de nós, "os licenciados" é um espirito acomodativo. Ou seja, trabalhamos durante 5 anos e depois sentimos que não temos de trabalhar mais, mas sim ter um emprego. Se os licenciados, fomentassem ou tivessem uma maior capacidade de inovação (porque no fundo foi para isso que andaram a estudar tanto tempo) as coisas pudessem ser diferentes para quem sai da Universidade.
    Mas também é verdade que o contexto nacional, não permite que se dê as oportunidades que devam dar a quem estuda durante 5 anos. Andamos todos, aqui numa fábrica (o país), numa linha de montagem a fazer as coisas que outros querem que nós façamos, e que quem tiver uma formação nessa área e estuda muito menos que os licenciados, também consegue fazer (e depois chegamos à situação dos ordenados ridiculos)

    É um tema bastante interessante de se falar, mas fico-me por umas ideias gerais para não fazer aqui um testamento.

    Bjks

    By Blogger Nelson Ivan, at 18 março, 2007  

  • Esta vida está cada vez mais dificil e existem pessoas que adoram explorar...

    É o mundo em que vivemos!

    beijos

    By Blogger Sandra, at 19 março, 2007  

  • De certeza que não é por falta de desempregados!

    ;)

    By Blogger Afonso Sade, at 28 março, 2007  

Enviar um comentário

<< Home