DESABAFOS & LOUCURAS

sexta-feira, dezembro 16, 2005

As nossas decisões...

Eu acho que a vida é feita de etapas. Passo a explicar: mesmo que o nosso destino já esteja traçado, não consiste numa linha recta – nada disso – consiste numa estrada com altos e baixos, curvas e contra curvas, percalços e alguns desvios que somos nós que temos que decidir se vamos por ali ou não. É claro que podemos sempre perguntar a algum amigo, pais, namorado, conhecido qual era o caminho que ele seguia? Mas na realidade somos nós que decidimos acatar essa opinião ou não. Tudo depende de nós. Somente de nós.
Acho que é por isso que se torna tão difícil por vezes tomar uma decisão simples ou complexa, que não nos afecte somente a nós mas também aos outros. E esta última é realmente a decisão mais difícil de se tomar.
Será que nós temos o direito de abdicar da nossa felicidade pelos outros? Será que os outros têm o direito de nos pedir isso? Mas por outro lado será que temos o direito de arriscar “tudo” mesmo que não possa levar a nada e magoe os outros? São muitas dúvidas, perguntas, muitos ses.
Eu sou medricas … detesto admiti-lo mas sou. Antes de tomar uma decisão eu penso nos outros e como isso vai afectá-los, e só depois penso em mim. Eu sei que digo-te para pensares e fazeres exactamente o contrário, mas também sei o quanto é difícil nós fazermos isso. Por tudo isto não percebo como pude tomar esta decisão que afectou e magoou tantas pessoas, simplesmente porque pensei em mim primeiro. Não quero acreditar que me tornei uma pessoa má, fria, egoísta … não quero pensar isso. Aliás recuso-me a pensar assim. Mas e se me tiver tornado nisso tudo? Como é que eu me consigo olhar ao espelho se me tornei nessa pessoa?
O que todos dizem é dá tempo ao tempo. Não te preocupes o tempo cura tudo. E se não curar? E se toda a mágoa e dor que as pessoas sentem neste momento e que foi desencadeada por mim, não tiver um fim?
O que eu procuro pensar é que todos nós temos o direito de arriscar para sermos felizes. Desculpa mas temos e não é o puro egoísmo que pode mudar isso. Se as coisas mudassem e ele me dissesse que era contigo que ele afinal queria estar, penso que eu não reagiria dessa forma. Nem pensar. Tentaria a todo o custo ser forte sem me intrometer jamais nas vossas vidas … porque afinal ele fez uma escolha.
Porque é que é tão difícil aceitar as escolhas dos outros? Porque é que nos magoa ou choca tanto? Acho que tudo se resume ao facto de termos que tomar decisões. Os outros não as podem tomar por nós e se realmente as tomarem, nós então tomámos a decisão de serem eles a decidirem por nós. Tudo depende de nós, só de nós. E é com essas decisões diárias que nós temos que viver no dia a dia, porque elas fazem parte de nós. Do nosso ser, do nosso riso, lágrimas, da nossa pele, no fundo da nossa vida.
Eu tomei a minha decisão, certa ou errada só o tempo o dirá. Mas tomei uma decisão. E tu? Qual é a decisão que vais tomar?